domingo, 4 de novembro de 2018

Releitura de Obra de Arte


  Releitura é utilizar uma referência artística e, por meio dela, apropriar-se em uma nova produção, reinterpretando-a. A palavra releitura vem daquilo que se refere a "reler", ler novamente, sendo necessário interpretar a obra em sua visão particular.
 Ao reler uma obra, não precisamos utilizar a mesma técnica empregada na obra original; podemos até mesmo usar outras linguagens artísticas. O foco principal é a criação de algo novo que, em sua maioria,  mantém um elo com a obra, sem negar a fonte que serviu de inspiração. 
 A proposta deste trabalho é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
 Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu, detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
 O objetivo da presente atividade  é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.


Neste painel de exposição,  foram recriadas algumas obras de
 Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.


TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS















RELEITURA DE ABAPORU

  Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente"(canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
  Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila do Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artista, como a escolha de cores fortes e inclusão de termos imaginários ou alteração da realidade.
  Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o trabalho da maioria naquela altura. Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica para a sociedade daquela época. O homem representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e e expressão denotam alguma tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra. 
  Quanto às cores usadas, para haver uma clara alusão ao Brasil, há destaque para o verde, amarelo e azul, cores predominantes da bandeira brasileira.
 Este quadro é considerado por alguns críticos como o mais importante produzido no Brasil. 


TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS 













Nenhum comentário:

Postar um comentário