MAS AFINAL O QUE É TEXTURA?
É o aspecto de uma superfície, ou seja, a parte de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas.
Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície "sentimos"se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada.
A textura é, por isso, uma sensação visual ou tátil.
Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:
Texturas Naturais
São aquelas que resultam da intervenção natural humana no meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza (cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais).
Texturas Artificiais
São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados.
O homem desde sempre tenta criar nas superfícies objetos, , texturas idênticas às criadas na natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc.,podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.
Texturas Gráficas
São as linhas e os volumes, também são elementos visuais nas artes, que sensibilizam uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera, marcadores e tinta.. Para criá-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.
Neste painel estão expostos alguns trabalhos com textura.
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário