PLANO DE AULA
Dados de Identificação
Escola : EEEF João Link Sobrinho
Série: 7ª
Disciplina: Português
Professora: Tânia Regina F. Almeida
Duração: 3 a 4 horas-aula
Objetivos:
_ desenvolver a reflexão, criatividade e senso crítico;
_ ler e interpretar leituras de imagens, identificando a crítica das charges;
_ analisar as linguagens verbal e não verbal.
Motivação:
Os alunos foram desafiados a se tornarem chargistas, procurando interpretar de forma satírica uma determinada realidade. Para isso, teriam que ter conhecimento do tema a ser trabalhado.
Estratégias
1ª etapa- Os alunos trouxeram charges para a sala de aula, que foram analisadas e trocadas entre eles. A seguir, foram para a sala de informática, onde acessaram o seguinte links:
2ª etapa- Voltaram para a sala de aula, onde interpretaram duas charges: uma de Angeli e a outra de Millôr Fernandes.
3ª etapa- Criaram charges, observando a qualidade do desenho e a adequação das falas das personagens às situações e aos tipos humanos que elas representam.
Recursos: charges de jornais e revistas, cópias xerográficas, computadores, folhas de ofício, canetas e lápis de cor, material de uso diário.
Avaliação:
Os objetivos serão considerados satisfatórios, se os alunos criarem charges, usando a criticidade e associarem corretamente a imagem em torno do assunto escollhido.
Charges produzidas pelos alunos em sala de aula
Matheus Bohrer Martinez
Jorge Antônio Holkem JúniorIris Maciel da Silva
Gilberto Marques Júnior
Emerson do Amaral Garcia
Daniel Machado
"O humor compreende também o mau humor. O mau humor é que não compreende nada". (Millôr Fernandes)
"O humor tem algo não só de libertador, mas também algo de sublime e elevado". (Freud)
Nenhum comentário:
Postar um comentário