terça-feira, 20 de novembro de 2018

Vidas Negras Importam

    
       O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. 
     Mais tarde ele voltou para sua terra natal e seria líder do Quilombo de Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. 
      O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. 
    A música, a política, a religião e a gastronomia, entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra . Este é um dia de comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira.
   A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
    Os principais temas que podem ser abordados nesta data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras, entre outras.

   
    
Painel de Exposição dos Trabalhos dos Alunos



















quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Fazendo Arte com Textura


MAS AFINAL O QUE É TEXTURA?


É o aspecto de uma superfície, ou seja, a parte de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas.
Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície "sentimos"se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. 
A textura é, por isso, uma sensação visual ou tátil.   
Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:
                                  
                                 Texturas Naturais

São aquelas que resultam da intervenção natural humana no meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza (cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais).

                                  Texturas Artificiais


São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados.
O homem desde sempre tenta criar nas superfícies objetos, , texturas idênticas às criadas na natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc.,podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

Texturas Gráficas 

São as linhas e os volumes, também são elementos visuais nas artes, que sensibilizam uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera, marcadores e tinta.. Para criá-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.

Neste painel estão expostos alguns trabalhos com textura.

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS






























domingo, 4 de novembro de 2018

Releitura de Obra de Arte


  Releitura é utilizar uma referência artística e, por meio dela, apropriar-se em uma nova produção, reinterpretando-a. A palavra releitura vem daquilo que se refere a "reler", ler novamente, sendo necessário interpretar a obra em sua visão particular.
 Ao reler uma obra, não precisamos utilizar a mesma técnica empregada na obra original; podemos até mesmo usar outras linguagens artísticas. O foco principal é a criação de algo novo que, em sua maioria,  mantém um elo com a obra, sem negar a fonte que serviu de inspiração. 
 A proposta deste trabalho é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
 Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu, detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
 O objetivo da presente atividade  é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.


Neste painel de exposição,  foram recriadas algumas obras de
 Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.


TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS















RELEITURA DE ABAPORU

  Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente"(canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
  Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila do Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artista, como a escolha de cores fortes e inclusão de termos imaginários ou alteração da realidade.
  Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o trabalho da maioria naquela altura. Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica para a sociedade daquela época. O homem representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e e expressão denotam alguma tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra. 
  Quanto às cores usadas, para haver uma clara alusão ao Brasil, há destaque para o verde, amarelo e azul, cores predominantes da bandeira brasileira.
 Este quadro é considerado por alguns críticos como o mais importante produzido no Brasil. 


TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS