terça-feira, 25 de dezembro de 2018

NATAL: sonho e magia


Canto de Natal

O nosso menino
Nasceu em Belém
Nasceu tão somente
Para querer bem
Nasceu sobre as palhas
O nosso menino
Mas a mãe sabia
Que ele era divino
Vem para sofrer
A morte na cruz
O nosso menino
O nome é Jesus
Por nós ele aceita
o humano destino
louvemos a glória
de Jesus Menino.

(Manuel Bandeira)




" Que seu coração seja um presépio onde Jesus nasça neste Natal: que seu coração seja simples como aquela manjedoura e como aquelas palhas que acolheram o Menino Jesus".
(Pe. Fábio de Melo)




Estimados alunos
     
Amigos são seres especiais que pousam em nosso coração.
Trazem uma mala de coisas doces, notas musicais, flores de lavanda,conchinhas do mar...
Amigos são anjos...são estrelas azuis.
Obrigada pelo convívio diário!
Um afetuoso abraço.



FELIZ NATAL!


Natal: tempo de amor

Este é o momento de descobrir em nós os sentimentos, as perspectivas, as possibilidades, as limitações e as potencialidades. É o momento de romper as cadeias que nos separam do único e universal princípio da divindade. É momento de buscar a mão benfazeja que nos conduzirá à vereda luminosa, aquecida pelo fogo do Espírito do Cristo, que habita em nós. É momento de entrega, celebração, compaixão, perdão, e, sobretudo, amor.


   PAINEL DE EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA


PRODUÇÃO DOS ALUNOS
























terça-feira, 20 de novembro de 2018

Vidas Negras Importam

    
       O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. 
     Mais tarde ele voltou para sua terra natal e seria líder do Quilombo de Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. 
      O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. 
    A música, a política, a religião e a gastronomia, entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra . Este é um dia de comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira.
   A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
    Os principais temas que podem ser abordados nesta data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras, entre outras.

   
    
Painel de Exposição dos Trabalhos dos Alunos



















quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Fazendo Arte com Textura


MAS AFINAL O QUE É TEXTURA?


É o aspecto de uma superfície, ou seja, a parte de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas.
Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície "sentimos"se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. 
A textura é, por isso, uma sensação visual ou tátil.   
Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:
                                  
                                 Texturas Naturais

São aquelas que resultam da intervenção natural humana no meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza (cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais).

                                  Texturas Artificiais


São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados.
O homem desde sempre tenta criar nas superfícies objetos, , texturas idênticas às criadas na natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc.,podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

Texturas Gráficas 

São as linhas e os volumes, também são elementos visuais nas artes, que sensibilizam uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera, marcadores e tinta.. Para criá-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.

Neste painel estão expostos alguns trabalhos com textura.

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS