Durante muito tempo, as escolas trabalharam apenas com os textos dos livros didáticos, e as notícias do dia a dia quase não estavam presentes no cotidiano escolar. E sabe-se que formar estudantes críticos faz parte dos desafios da educação. Sendo assim, o trabalho a partir das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma leitura mais ampla do mundo em que vivemos.
Diversos materiais podem ser utilizados como recursos didáticos e entre eles está o jornal. Trata-se de um riquíssimo e enriquecedor conhecido meio de comunicação que nos possibilita ficar informados dos acontecimentos diários. E por ser uma fonte de informações sobre vários e diferentes assuntos, pode e deve ser trabalhado ao lado de outras fontes de informação e leitura.
Em Língua Portuguesa, por exemplo, trabalhar com as imagens, escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem ou deem um título ao texto, ou ainda a partir de uma notícia, criar uma manchete, vai exigir do aluno um exercício de síntese na comunicação da ideia, bastante valioso pedagogicamente, além de ler, interpretar, reescrever e comentar notícias da atualidade.
E essa utilização do jornal como ferramenta complementar do ensino, melhora o hábito da leitura, amplia o vocabulário, estimula o senso crítico, além de ser um suporte para despertar o interesse, a curiosidade e a motivação dos alunos.
O uso do jornal impresso em sala de aula é fundamental, visto que não podemos limitar os alunos a um só tipo de linguagem, a um só tipo de metodologia, e não podemos limitar sua reflexão e visão crítica.
Enfim, através do jornal, os alunos têm a oportunidade de se inserir nesse vasto mundo por meio de uma janela de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário