quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Natal, uma Data Especial

                                         
          O Natal é uma festa religiosa fundamental em nossa cultura, pois comemora o renascimento da esperança e da fé. É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
          Conhecer o sentido, o significado e as tradições do Natal ajuda as crianças a reforçarem os laços culturais e também afetivos, percebendo que além dos presentes e brinquedos trocados nessa data, existe toda uma filosofia e simbologia que deve ser conhecida e respeitada.
          O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro pela Igreja Católica e no dia 07 de janeiro pela Igreja Ortodoxa. Apesar de ser uma comemoração cristã, o Natal é encarado universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre outros.
           A celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.c.  Segundo estudos, a data de 25 de dezembro, não é a data real do nascimento de Jesus. A igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam pela chegada do solstício de Inverno.
         Sabe-se que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não bíblica, no século 17, essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado.  Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. 
         O Natal voltou a ser um grande feriado religioso em todo o mundo e é comemorado de diferentes maneiras: com enfeites, árvores, presépios, fotos, etc. Veja abaixo alguns símbolos natalinos:

Presépio – Conta a Bíblia que um casal (Maria e José) se encontrava em viagem e depois de muito tempo à procura de um lugar para se albergar, encontraram uma gruta nas imediações de Belém. Jesus nasceu numa manjedoura, numa noite muito fria e foi aquecido pelos animais, Os pastores da região, avisados por um anjo e os reis magos, vindos do Oriente guiados por uma estrela guia, visitaram Jesus e ofereceram ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.
Reis Magos – No tempo do Rei Herodes, três Reis Magos chegavam do Oriente a Jerusalém, eram eles: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco e, Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os Reis Magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Os reis foram até o local onde Jesus tinha nascido e lhe ofereceram presentes.
Estrela de Belém – Foi ela que guiou os três Reis Magos até o celeiro onde nasceu Jesus. É usada na ponta da Árvore de Natal ou nos presépios. Quando a estrela possui quatro pontas, ela representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Com cinco pontas representa o ser humano: dois braços, duas pernas e a cabeça. Com seis pontas significa a paz e com sete pontas amor e fraternidade. As estrelas significam luz permanente, alegrias, guia, espiritualidade, ideias, entre outras coisas.
Sinos – Os sinos emitem sons agradáveis que são ouvidos à distância. Geralmente são tocados em ocasiões festivas.   Quando os sinos são tocas no Natal, nos lembram o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.
Panetone – Espécie de pão recheado com frutas secas, chocolate e castanhas. No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época do Natal.
Anjo - O anjo ocupa a parte superior do presépio. Representa Gabriel, o anjo da Anunciação que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.
Luzes – Cintilam nas árvores e decorações de casas e estabelecimentos comerciais simbolizando o fogo da vida eterna e saúdam a festa do sol, a vinda de uma nova era.
Velas – Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo. A chama cintila, envolve, atrai e ilumina nosso ser. Elas tem se transformado em um dos símbolos mais conhecidos do nascimento do menino Jesus tornando-se assim uma das partes fundamentais em todas as decorações natalinas.
Guirlanda – A guirlanda representa a integração do homem com a natureza, num sentido de vitória mútua. A guirlanda em formato redondo representa a mandala, um diagrama em círculo que simboliza a vida eterna e a paz. Ela é sinal de esperança e vida.
Árvore de Natal – Dizem que um camponês, olhando para o céu, através de alguns pinheiros, viu-o intensamente estrelado parecendo um colar de diamantes sobre a copa das árvores. O encantamento foi tanto que resolveu arrancar um galho e levar para casa. Colocou num vaso com terra...



Fazendo Arte no Natal


Atividades:

 Confeccionar Cartões de Natal
    
Objetivos

_ Conhecer a história, as tradições e os símbolos natalinos para reforçar os laços culturais e religiosos de um povo.
_ Trabalhar os valores que a data remete.
_ Propiciar a socialização entre o grupo.
_ Desenvolver habilidades artísticas que possibilitem o senso estético e criativo.
_ Empregar linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, contrastes, textura, harmonia.
_ Criar arte na capa.
_ Redigir uma mensagem de Boas Festas.      

Material empregado:

 cartolina. cola glitter prata e dourada, E.V.A. colorido, cola para E.V. A, cola branca, tesoura para picotar, tesoura e régua, papel crepom, fitas, giz de cera, material de uso diário.




TRABALHOS FEITOS PELOS ALUNOS



  



















Nenhum comentário:

Postar um comentário