quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Natal, uma Data Especial

                                         
          O Natal é uma festa religiosa fundamental em nossa cultura, pois comemora o renascimento da esperança e da fé. É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
          Conhecer o sentido, o significado e as tradições do Natal ajuda as crianças a reforçarem os laços culturais e também afetivos, percebendo que além dos presentes e brinquedos trocados nessa data, existe toda uma filosofia e simbologia que deve ser conhecida e respeitada.
          O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro pela Igreja Católica e no dia 07 de janeiro pela Igreja Ortodoxa. Apesar de ser uma comemoração cristã, o Natal é encarado universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre outros.
           A celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.c.  Segundo estudos, a data de 25 de dezembro, não é a data real do nascimento de Jesus. A igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam pela chegada do solstício de Inverno.
         Sabe-se que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não bíblica, no século 17, essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado.  Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. 
         O Natal voltou a ser um grande feriado religioso em todo o mundo e é comemorado de diferentes maneiras: com enfeites, árvores, presépios, fotos, etc. Veja abaixo alguns símbolos natalinos:

Presépio – Conta a Bíblia que um casal (Maria e José) se encontrava em viagem e depois de muito tempo à procura de um lugar para se albergar, encontraram uma gruta nas imediações de Belém. Jesus nasceu numa manjedoura, numa noite muito fria e foi aquecido pelos animais, Os pastores da região, avisados por um anjo e os reis magos, vindos do Oriente guiados por uma estrela guia, visitaram Jesus e ofereceram ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.
Reis Magos – No tempo do Rei Herodes, três Reis Magos chegavam do Oriente a Jerusalém, eram eles: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco e, Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os Reis Magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Os reis foram até o local onde Jesus tinha nascido e lhe ofereceram presentes.
Estrela de Belém – Foi ela que guiou os três Reis Magos até o celeiro onde nasceu Jesus. É usada na ponta da Árvore de Natal ou nos presépios. Quando a estrela possui quatro pontas, ela representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Com cinco pontas representa o ser humano: dois braços, duas pernas e a cabeça. Com seis pontas significa a paz e com sete pontas amor e fraternidade. As estrelas significam luz permanente, alegrias, guia, espiritualidade, ideias, entre outras coisas.
Sinos – Os sinos emitem sons agradáveis que são ouvidos à distância. Geralmente são tocados em ocasiões festivas.   Quando os sinos são tocas no Natal, nos lembram o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.
Panetone – Espécie de pão recheado com frutas secas, chocolate e castanhas. No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época do Natal.
Anjo - O anjo ocupa a parte superior do presépio. Representa Gabriel, o anjo da Anunciação que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.
Luzes – Cintilam nas árvores e decorações de casas e estabelecimentos comerciais simbolizando o fogo da vida eterna e saúdam a festa do sol, a vinda de uma nova era.
Velas – Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo. A chama cintila, envolve, atrai e ilumina nosso ser. Elas tem se transformado em um dos símbolos mais conhecidos do nascimento do menino Jesus tornando-se assim uma das partes fundamentais em todas as decorações natalinas.
Guirlanda – A guirlanda representa a integração do homem com a natureza, num sentido de vitória mútua. A guirlanda em formato redondo representa a mandala, um diagrama em círculo que simboliza a vida eterna e a paz. Ela é sinal de esperança e vida.
Árvore de Natal – Dizem que um camponês, olhando para o céu, através de alguns pinheiros, viu-o intensamente estrelado parecendo um colar de diamantes sobre a copa das árvores. O encantamento foi tanto que resolveu arrancar um galho e levar para casa. Colocou num vaso com terra...



Fazendo Arte no Natal


Atividades:

 Confeccionar Cartões de Natal
    
Objetivos

_ Conhecer a história, as tradições e os símbolos natalinos para reforçar os laços culturais e religiosos de um povo.
_ Trabalhar os valores que a data remete.
_ Propiciar a socialização entre o grupo.
_ Desenvolver habilidades artísticas que possibilitem o senso estético e criativo.
_ Empregar linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, contrastes, textura, harmonia.
_ Criar arte na capa.
_ Redigir uma mensagem de Boas Festas.      

Material empregado:

 cartolina. cola glitter prata e dourada, E.V.A. colorido, cola para E.V. A, cola branca, tesoura para picotar, tesoura e régua, papel crepom, fitas, giz de cera, material de uso diário.




TRABALHOS FEITOS PELOS ALUNOS



  



















segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Alunos, ex-alunos e seguidores





Desejo que os livros façam parte de suas vidas. pois o estudo é  o alicerce onde edificamos o sucesso.

É com muita alegria que mais uma vez recebemos o Natal em nossas vidas. E o simples, e ao mesmo tempo maravilhoso fato de estarmos todos aqui para comemorar, já é motivo suficiente para agradecer.

O ano que está acabando pode ter trazido desafios para a sua vida, pode ter colocado difíceis obstáculos em seu caminho. Mas tenha certeza de que o espírito do Natal, as luzes e as boas energias que essa época do ano nos traz, irão curar tudo de mal que possa ter acontecido. E vão reenergizar você para que comece o novo ano com muita força e ânimo de viver.

Deixo o meu abraço muito forte e muita energia positiva para todos. Que seu Natal seja especial, cercado de familiares e amigos. E que o Ano Novo seja maravilhoso, começando  com o pé direito, se mantendo com esta energia positiva durante o ano inteiro


A chegada de um novo ano pode nos trazer uma grande diversidade de sentimentos. Aos que tiveram um bom ano, o otimismo pode ganhar mais força, com a expectativa de que o próximo continue no mesmo caminho. Já os que atravessaram muitas dificuldades, recebem uma nova chance de deixar os problemas no passado e renovar a esperança para um futuro mais agradável.

Passar por um ano difícil não é exclusividade de poucas famílias. Seja qual for o motivo, as adversidades acompanham a vida de muita gente, e não é uma tarefa muito fácil abraçar a positividade quando estamos passando por tantas adversidades.

Mas talvez se pensarmos como é bom viver livre de problemas, nossas forças aumentem e o otimismo faça parte de uma porção maior do nosso tempo. Vamos entrar no ano novo com a esperança renovada, com espaço livre para a felicidade, nos afastando cada vez mais de tudo que trouxer tristeza ou atrapalhar a nossa prosperidade.



Que a luz do Senhor guie seus caminhos para que possam realizar todos os seus sonhos.






quinta-feira, 8 de junho de 2017

Trabalhando com Curtas -Metragens de Animação




Curtas- Metragens são narrativas fílmicas breves que, segundo o dicionário Houaiss, tem intenção estética, informativa, educacional ou publicitária.



VIDEO I

O Primeiro  Voo


Quando paramos para perceber as pequenas coisas da vida e usamos nossa imaginação, podemos voar mesmo sem asas.
Esse pequeno curta-metragem produzido em 2006 pela Dreamworks, conta a historia de um passarinho que quer aprender a voar, e no caminho reensina um homem a sorrir.

Alguém metódico que muda sua rotina a partir da interação com um pequeno pássaro. Ao tentar ensinar a esse passarinho que não conseguia voar, o senhor metódico (no sentido de sempre fazer as mesmas coisas da mesma forma) abandona a própria metodologia e se adaptada a uma nova realidade.







VIDEO II

Escolhas da Vida


ALIKE, um curta-metragem emocionante sobre como a educação tecnicista e padronizante dos nossos dias nos rouba a beleza do mundo.
Este curta nos fala das sutilezas da vida, nos mostra como aos poucos vamos endurecendo e perdendo o brilho e tudo porque fazemos escolhas erradas diariamente. Priorizamos o material em detrimento do essencial e mesmo quando o essencial também é o trabalho ou a escola, por exemplo, esquecemos de olhar com delicadeza para as tarefas e as transformamos em coisas chatas, em obrigações maçantes e pesadas.

No meio da vida corrida que vivemos sempre acabamos esquecendo... da própria vida. É esta a mensagem deste fantástico curta espanhol que conta o cotidiano de um pai e seu filho. Para passar a mensagem, a direção de arte do filme busca um caminho minimalista, com poucos elementos de cenário e usos de cores fortes em momentos pontuais do curta.










VIDEO III

A Menina que Odiava Livros


 Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente detestava os livros, filha de um casal que amava ler.  Mas ela não conseguia ficar longe dos livros, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras.
Mas um dia o gatinho de Meena derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. A menina não podia ignorá-los fora dos livros . Mas como saber de que livro cada bicho tinha saído  se ela nunca tinha lido nenhum?

 Após esse desastroso acidente, Meena percebe que a única maneira de devolver os personagens para dentro de seus livros é... lendo suas histórias. Esse acontecimento mágico fez Meena viajar pelo fantástico mundo da literatura.



A história conta como a leitura, mesmo que contra a vontade, tem o poder de seduzir e apaixonar o leitor!







VIDEO IV

Amizade Verdadeira


Cordas”: Prémio da Melhor Curta Metragem de Animação, 2014. Que seja o filme mais visto pelos nossos filhos. 10 minutos de pura emoção!

Cordas, ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol.
O filme conta a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. Maria, com toda a sensibilidade e criatividade de uma criança.  ingressa no mundo do amigo e, com uma simples corda, une as duas realidades, preenchendo de amor e alegria as lacunas das possíveis dificuldades que podem existir no ambiente escolar sobre o assunto deficiência. É também uma obra que fala de valores e sonhos, cativando o espectador desde o primeiro ao 
 último minuto. Apenas a inocência de uma criança conseguiria nos passar tamanha mensagem de amor, amizade e respeito pelo que é diferente, por aquilo que não se conhece.



Igualdade, solidariedade, amizade e amor são sentimentos muito falados, mas como atitudes, muitas vezes não são encarados com a seriedade que deveriam.  
Nesse singelo curta metragem fica claro,  através do olhar de uma criança, que  todos somos iguais e que, quando se tem um amigo de verdade, vencer as dificuldades é apenas uma questão criatividade. 

“Há cordas que não amarram e sim libertam” - disse o criador dessa bela obra, com a mesma emoção que você irá sentir ao terminar de assistir esse curta.

Agora, assista ao vídeo, emocione-se e pense nisso!




VIDEO V


Vida Maria


“Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos.
O filme nos mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.
São apresentadas no filme imagens que mostram uma semelhança muito grande com a realidade, traços bem parecidos com o real onde vemos crianças que tem sua infância interrompida, muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida a poucos recursos e a más condições de vida.


A mãe da personagem vive aquela vida sem perspectiva por que foi isto que aprendeu e da mesma forma ensina a filha Maria e esta reproduz para seus filhos, que também foram estimulados a deixar de sonhar e de brincar. A ausência da educação nas gerações mostra como na infância é importante o lúdico e a escola.
A Maria do filme mostra satisfação em apenas escrever seu primeiro nome, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção dizendo: “Não perca tempo “desenhando” seu nome!”, é tirado o seu futuro de ser uma pessoa diferente de sua mãe, que não tem uma visão do futuro, querendo dar à filha a mesma criação que teve num processo de reprodução sem mudanças de suas perspectivas por comodismo.

O filme retratou como o indivíduo em formação internaliza os eventos e as experiências vividas na infância e como são determinantes para formação daquela pessoa na vida adulta. No filme a menina Maria foi arrancada do seu mundo lúdico, quando sua mãe a repreende por estar escrevendo, ela corta da vida da filha os sonhos, os objetivos de uma vida melhor.



quarta-feira, 7 de junho de 2017

Direito de Ter, Dever de Cuidar







                             MOSTRA DE TRABALHOS ESCOLARES                                                   












terça-feira, 6 de junho de 2017

Agir para Transformar




Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente,que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.



Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)




 







domingo, 29 de janeiro de 2017


O QUE EU TE DESEJO PARA O ANO QUE COMEÇA

1- Eu te desejo coragem. 
Sem coragem, nem o olho a gente abre de manhã. A coragem de levantar e seguir a luta. Eu te desejo um ano novo feliz na coragem dos que ousam fazer diferente. Para lutar. Para aceitar desafios. Te desejo a coragem de ir além. De provar o novo. Arriscar, mesmo com medo. Rasgar a velha carcaça e se propor a ser melhor. 

2 - Eu te desejo medo.
Não um medo louco que paralisa e te afoga em pânico. Este estanca a vida. Nem um medo que evite novidades ou surpresas. Eu te desejo o medo que sai do fundo da alma. Aquele sentimento esquisito de mal estar que avisa que tem algo podre na história. O medo que protege. Que toca omo sinal de emergência. Que leva a gente a enxergar o que, antes, não se queria ver. 
Tenha medo. Siga sua intuição. Sempre. 

3 - Eu te desejo aceitação.
Não a mole resignação dos que não querem ter trabalho. Ou não se preocupam em correr atrás. Mas calma dos que sabem que tudo tem seu tempo. Um tempo safado que nunca é tão rápido quanto a gente gostaria. E é preciso aceitar. Saber esperar, Agir, sim. E esperar, também. Para não colher o fruto verde e imprestável, cheio de cica. 

4 - Eu te desejo amor  próprio.
Pare de se avacalhar. Jogue fora o chicotinho das críticas. Se olhe com mais bondade. Fique satisfeita consigo mesma. Se ame. Independente do peso, do cabelo, da altura, dos defeitos. Atenção: amor próprio exige prática. Pode ser difícil. Não desista logo. Lembre que foram anos de assédio moral que você fez com a sua pessoa. Seja um bom ninho para si mesmo. 
Se boicote menos. Respeite seus progressos. Não coloque tudo a perder. Aceite ser querida. Não afugente o parceiro interessado. Nem bote o outro para correr. 

5 - Eu te desejo menos preocupação com o que as pessoas vão dizer.
Vejo todos os dias, dentro e fora do consultório, pessoas que sofrem. Têm vergonha de dançar. Não cantam porque desafinam. Não usam biquíni porque se acham gordas. Não vão à praia porque estão fora de forma. Elas se encolhem no medo do olhar alheio. No entanto, o pior olhar é o delas para elas mesmas. O que os outros vão dizer? Sei lá. Que se danem. Não pagam as minhas contas. Nem as suas. Não têm que falar é nada. E quer saber? Vão falar de qualquer jeito. Sempre vão arrumar o que falar. Burro é quem não faz o que quer por medo dos outros. Faça o que quiser e seja feliz. 

6 - Eu desejo que você seja querida. 
Porque ser querida é muito bom. E desejo ainda mais: que você não precise ficar onde não é. Nem aceitar quem diz que ama, mas não ama nada. 
Que você consiga peneirar quem serve e quem não serve. Indo além do que é dito. Examinando o jeito com que te tratam. E perceba como cada um faz com que você se sinta. 
Ame sem medidas. Mas ame quem merece. Quem ama não maltrata. Não humilha. Não inferniza. Quem ama não dá desculpas para ficar longe. Porque quem ama cuida. E o amor dá saudade. Amar enriquece a vida e recheia a alma. 

7 - Eu te desejo recomeços. 
Não te desejo erros. Mas, você sabe, erros acontecem de qualquer jeito. Porque erros são inevitáveis. 
Eu te desejo recomeços. Seguir sempre é preciso. Caiu? Levante. Aprenda. Siga em frente.

8 - Eu te desejo gratidão.
Por tudo. Pela vida. Pelos amigos, pela família. Pelas conquistas e pelos desafios. Pelas dúvidas, pelos vacilos que viraram aprendizado. 
Peça menos. Agradeça mais. Experimente. Você vai gostar do efeito.

9 - Eu te desejo capricho.
Não para ser o melhor. Ninguém é o melhor em tudo. Nem quero você estressado se comparando com os outros. Quero o seu melhor. O melhor que você pode fazer. Esse é o capricho de viver com qualidade. Na sua medida possível. Sem desculpas. No melhor que você pode dar para o mundo, para os seus afetos, suas pessoas queridas. E, sobretudo, para você. 

10 - Eu desejo um 2017 de luz. 
Não há um ano de luz que magicamente faz tudo dar certo e brilhar na sua vida. Essa mágica quem faz é você. Quer um ano de luz? Ilumine-se!


                                                                                                                    (Mônica Raouf El Bayeh)