sexta-feira, 17 de junho de 2011

Melhorando sua produção textual

Ao escrever, preste atenção aos 5 Cs
Correção: o redator precisa conhecer muito bem sua própria língua. Como escrever bem se não conhecemos a gramática? Às vezes, basta consultar um dicionário ou livros do gênero “tira-dúvidas”, e muitos erros podem ser eliminados.
Coerência: está ligada à maneira pela qual distribuímos as idéias no texto, isto é, a ordem lógica de cada frase. Escrever o que interessa é essencial.
Clareza: a escolha correta das palavras e a riqueza do vocabulário são pontos importantes para quem deseja escrever bem e com clareza.                                                     
Concisão: é expressar um pensamento com o menos número de palavras. Para tal, é importante evitarmos as repetições de ideias, as frases de duplo sentido ou aquelas muito confusas ou difíceis de entender.
Conhecimento do assunto: este item talvez seja o mais importante, pois não podemos escrever sobre um assunto sem ao menos conhecê-lo um pouco. Aliás, o que prejudica a maioria dos textos escolares, é escrever sem qualquer domínio do tema, sem conhecer o seu objetivo, resultando numa redação desorganizada.




Quando escrever...
• Prenda a atenção do leitor, fazendo-o participar do texto.
• Use frases curtas com palavras simples.
• Cuide do vocabulário, variando o tipo de leitura.
• Cada parágrafo deve ter no máximo cinco linhas para que o texto seja claro.
• Verifique se os parágrafos estão interligados, pois se um deles não se harmonizar com o outro, é porque faltam ideias precisas entre eles.
      Lembre-se de que só se aprende a escrever, escrevendo, transmitindo as ideias, as experiências, as emoções, exteriorizando o que está armazenado no interior de cada um. É através da leitura, da reflexão e da  discussão que você conseguirá escrever bons textos.    

                                                     Dê asas à sua imaginação!...
                                               
                        







                                                         
                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário