quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal: uma festa de amor



Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando. Somos o pinheiro de natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada. Somos os enfeites de natal quando nossas virtudes, nossos atos, são cores que adornam. Somos os sinos do natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir. Somos luzes do natal quando simplificamos e damos soluções. Somos presépios do natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos. Somos os anjos do natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria. Somos os pastores de natal quando enchemos nossos corações vazios com Aquele que tudo tem. Somos estrelas do natal quando conduzimos alguém ao Senhor.


Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem. Somos as velas do natal quando distribuímos harmonia por onde passamos Somos Papai Noel quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis. Somos os presentes de natal quando somos verdadeiros amigos para todos. Somos cartões de natal quando a bondade está escrita em nossas mãos. Somos as missas do natal quando nos tomamos louvor, oferenda e comunhão. Somos as ceias do natal quando saciamos de pão, de esperança, qualquer pobre do nosso lado. Somos as festas de natal quando nos despimos do luto e vestimos a gala. Somos sim, a Noite Feliz do Natal, quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um natal perene que estabelece seu Reino em nós. Obrigada Jesus! Por vossa luz, perdão e compreensão.



Desejo que  tenham  um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar.
 Que o espírito natalino faça renascer a Paz, o Amor, a Esperança...
E todos possam ver além de suas janelas, com as portas abertas para novos sonhos, novas oportunidades,
renovações de fé e muita luz para o nosso mundo.


 ABENÇOADO NATAL A TODOS OS AMIGOS E SEGUIDORES! 


Além deste presente, um abraço carinhoso a todos.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

África: memórias e histórias

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta". ( Mandela)



Para comemorar a Semana da Consciência Negra, realizamos um trabalho interdisciplinar na escola, onde escolhemos os contos africanos, na disciplina de Português, como forma de conhecer esse universo imaginário.

                                                     Plano de aula

Objetivos:
_ valorizar a leitura como fonte de formação, informação e via de acesso ao mundo da literatura africana;
_ conhecer e aprender a respeitar a cosmovisão africana;
_ valorizar a identidade do sujeito afrodescendente, permitindo-lhe a condição de ser, pertencer e participar de seu grupo étnico, reconhecendo valores de sua comunidade;
_ resgatar os saberes e conhecimento do universo africano;
_  contribuir em sentido amplo, para a promoção da igualdade das relações étnico-raciais na escola e fora dela;

Motivação:
Os alunos foram motivados a partir de uma pesquisa, explorando o site:
                                                              www.acordacultura.org.br
 que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos.

Conhecimentos prévios trabalhados :
Alguns conhecimentos prévios auxiliaram no trabalho com os contos africanos, como: elementos da narrativa, caracteristicas do conto, entre outros.

Procedimentos

1ª etapa - Ainda na sala de informática acessaram outros links, onde conheceram vários contos e a fim de escolher um conto africano para ser trabalhado.

2ª etapa - Depois do conto escolhido, retornaram à sala de aula a fim de interpretá-lo e dar-lhe uma nova versão.

3ª etapa - Após o trabalho produzido, foi organizado em um painel fazendo uma mostra com os contos africanos escolhidos e a releitura feita pelo alunos.


Recursos:
cópia dos textos, dicionários, computadores, internet, vídeos, lápis de cor e canetas hidrocor, material de uso diário.

Avaliação:

Os alunos foram avaliados em duplas, de acordo com seu envolvimento e participação no trabalho solicitado, clareza,  criatividade e imaginação na elaboração do conto.


                                                                CONTOS AFRICANOS
         

        








                                                PAINEL ORGANIZADO PELOS ALUNOS