domingo, 29 de janeiro de 2017


O QUE EU TE DESEJO PARA O ANO QUE COMEÇA

1- Eu te desejo coragem. 
Sem coragem, nem o olho a gente abre de manhã. A coragem de levantar e seguir a luta. Eu te desejo um ano novo feliz na coragem dos que ousam fazer diferente. Para lutar. Para aceitar desafios. Te desejo a coragem de ir além. De provar o novo. Arriscar, mesmo com medo. Rasgar a velha carcaça e se propor a ser melhor. 

2 - Eu te desejo medo.
Não um medo louco que paralisa e te afoga em pânico. Este estanca a vida. Nem um medo que evite novidades ou surpresas. Eu te desejo o medo que sai do fundo da alma. Aquele sentimento esquisito de mal estar que avisa que tem algo podre na história. O medo que protege. Que toca omo sinal de emergência. Que leva a gente a enxergar o que, antes, não se queria ver. 
Tenha medo. Siga sua intuição. Sempre. 

3 - Eu te desejo aceitação.
Não a mole resignação dos que não querem ter trabalho. Ou não se preocupam em correr atrás. Mas calma dos que sabem que tudo tem seu tempo. Um tempo safado que nunca é tão rápido quanto a gente gostaria. E é preciso aceitar. Saber esperar, Agir, sim. E esperar, também. Para não colher o fruto verde e imprestável, cheio de cica. 

4 - Eu te desejo amor  próprio.
Pare de se avacalhar. Jogue fora o chicotinho das críticas. Se olhe com mais bondade. Fique satisfeita consigo mesma. Se ame. Independente do peso, do cabelo, da altura, dos defeitos. Atenção: amor próprio exige prática. Pode ser difícil. Não desista logo. Lembre que foram anos de assédio moral que você fez com a sua pessoa. Seja um bom ninho para si mesmo. 
Se boicote menos. Respeite seus progressos. Não coloque tudo a perder. Aceite ser querida. Não afugente o parceiro interessado. Nem bote o outro para correr. 

5 - Eu te desejo menos preocupação com o que as pessoas vão dizer.
Vejo todos os dias, dentro e fora do consultório, pessoas que sofrem. Têm vergonha de dançar. Não cantam porque desafinam. Não usam biquíni porque se acham gordas. Não vão à praia porque estão fora de forma. Elas se encolhem no medo do olhar alheio. No entanto, o pior olhar é o delas para elas mesmas. O que os outros vão dizer? Sei lá. Que se danem. Não pagam as minhas contas. Nem as suas. Não têm que falar é nada. E quer saber? Vão falar de qualquer jeito. Sempre vão arrumar o que falar. Burro é quem não faz o que quer por medo dos outros. Faça o que quiser e seja feliz. 

6 - Eu desejo que você seja querida. 
Porque ser querida é muito bom. E desejo ainda mais: que você não precise ficar onde não é. Nem aceitar quem diz que ama, mas não ama nada. 
Que você consiga peneirar quem serve e quem não serve. Indo além do que é dito. Examinando o jeito com que te tratam. E perceba como cada um faz com que você se sinta. 
Ame sem medidas. Mas ame quem merece. Quem ama não maltrata. Não humilha. Não inferniza. Quem ama não dá desculpas para ficar longe. Porque quem ama cuida. E o amor dá saudade. Amar enriquece a vida e recheia a alma. 

7 - Eu te desejo recomeços. 
Não te desejo erros. Mas, você sabe, erros acontecem de qualquer jeito. Porque erros são inevitáveis. 
Eu te desejo recomeços. Seguir sempre é preciso. Caiu? Levante. Aprenda. Siga em frente.

8 - Eu te desejo gratidão.
Por tudo. Pela vida. Pelos amigos, pela família. Pelas conquistas e pelos desafios. Pelas dúvidas, pelos vacilos que viraram aprendizado. 
Peça menos. Agradeça mais. Experimente. Você vai gostar do efeito.

9 - Eu te desejo capricho.
Não para ser o melhor. Ninguém é o melhor em tudo. Nem quero você estressado se comparando com os outros. Quero o seu melhor. O melhor que você pode fazer. Esse é o capricho de viver com qualidade. Na sua medida possível. Sem desculpas. No melhor que você pode dar para o mundo, para os seus afetos, suas pessoas queridas. E, sobretudo, para você. 

10 - Eu desejo um 2017 de luz. 
Não há um ano de luz que magicamente faz tudo dar certo e brilhar na sua vida. Essa mágica quem faz é você. Quer um ano de luz? Ilumine-se!


                                                                                                                    (Mônica Raouf El Bayeh)