quarta-feira, 10 de julho de 2013

Formando leitores em sala de aula

 Tudo começa quando o aluno fica fascinado com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história. 
A leitura funciona como um libertador, pois aquele que lê, imerge no livro, entrelaça-se a ele e o único limite será a imaginação do próprio leitor. É por meio de leitura que se tem uma visão do mundo, que se formulam hipóteses e constroem-se conhecimentos.


"Há quem leve a vida inteira sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficando pegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio. Estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é a que importa". (José Saramago)


ALIMENTE-SE!


                                                                        PLANO DE AULA
                                                            

Objetivos

_ Oportunizar momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto pela leitura, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano das pessoas;
_ compartilhar opiniões, ideias e preferências sobre os livros lidos;
_ desenvolver critérios de escolha e de indicação de livros;
_ desenvolver a capacidade de comentar o que leu;
_ ampliar o repertório literário.


Motivação

Mostrar a importância da leitura, conhecer as mídias e o que elas oferecem, a fim de formar leitores sociáveis, apreciadores e críticos.


Metodologia

1ª etapa: Os alunos dirigiram-se à sala de informática para fazer uso de livros virtuais, explorando e comentando sobre os livros mais lidos, acessando as sugestões abaixo:

                                            www.estantevirtual.com.br
                                            www.livrariasaraiva.com.br
                                            www.tracalivraria.com.br

2ª etapa: Dirigiram-se à biblioteca a fim de explorar e selecionar o seu livro para leitura extraclasse, onde deverão responder a um roteiro de trabalho e fazer a apreciação da obra.  

3ª etapa: Voltaram à sala de aula, onde cada aluno reproduziu o desenho da capa do livro escolhido ou criou outra, relacionando-a com o seu título.

4ª etapa: Montaram um painel no hall de entrada da escola, objetivando incentivar os alunos das outras séries.


Recursos

Livros, DVDs, computadores, internet (programas de leitura), impressora, folhas de ofício, canetas hidrocor, pincel atômico e material de uso diário.

Avaliação

A avaliação envolverá pesquisa, relatos orais dos trabalhos, atitudes de socialização e participação na biblioteca e sala de informática, valorizando as respostas do roteiro solicitado e exigindo interesse e busca pela construção do conhecimento por parte de cada aluno. 



Fotos do painel na entrada da escola