segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os Dez Mandamentos da Natureza



I-       Amarás e respeitarás a Natureza.
II-      Amarás todos os seres vivos como a ti mesmo.
III-     Não poluirás os rios, as praias e o ar.
IV-     Não destruirás matas, montanhas e florestas.                                      
V-      Não matarás e nem maltratarás seres vivos.
VI-     Evitarás ações que coloquem em risco o meio ambiente.
VII-    Não permitirás que maldades sejam feitas contra a Natureza.
VIII-   Protegerás as árvores, os parques e os jardins de tua comunidade.
IX-     Não adulterarás o equilíbrio e a harmonia natural.
X-      Criarás o teu mandamento e ajudarás a defender a Natureza.

    Texto aplicado nas sacolas de compras dos supermercados Pão de Açúcar e Qualitá.  
    Faz-se urgente obedecer a esses mandamentos.

                                                  Agora, maravilhe-se com estas imagens!...













          


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Plano de aula - Não à discriminação racial


Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho
Disciplina: Português
Professora: Tânia Regina F. Almeida
Tema: Racismo
Série: 7ª
Turma: 71
Carga horária: 3a 4 aulas

Objetivos:
_ ler e interpretar o texto a fim de desenvolver habilidades de leitura e escrita;
_estimular a pesquisa, através de novas tecnologias;
_valorizar a pessoa, independente de sua raça ou cor;
_ estimular o diálogo e a troca de ideias, proporcionando mudança de pensamentos e atitudes, através de um debate;
_desenvolver o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;
_ produzir um texto sobre o racismo, observando os itens para uma boa apresentação formal de sua redação.

Motivação: Antes de começar a atividade, os alunos assistiram a um vídeo sobre o racismo.

Metodologia:
1º momento: Os alunos leram e interpretaram o texto "Será que a minha cor vai sujar a água?", realizando alguns exercícios.

2º momento: Seguiram para o laboratório de informática a fim de saber o que diz a constituição sobre os princípios fundamentais do ser humano, clicando no seguinte link:

3º momento: Foi realizado um debate sobre o tema em questão.

4º momento: Os alunos produziram seus textos, mostrando o que aprenderam e como se posicionam diante do assunto.

5º momento: Foi confeccionado um painel em comemoração ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, onde os textos foram afixados para uma exposição no hall de entrada da escola.

Recursos: cópia do texto, material xerográfico, computadores, folhas de ofício, papel pardo, pincel atômico, fita dourada para contorno, canetas hidrocor, material de uso diário.

Avaliação: Foram avaliados de acordo com a motivação, interesse, posicionamento crítico e pontualidade na entrega das produções textuais. 








sexta-feira, 17 de junho de 2011

Melhorando sua produção textual

Ao escrever, preste atenção aos 5 Cs
Correção: o redator precisa conhecer muito bem sua própria língua. Como escrever bem se não conhecemos a gramática? Às vezes, basta consultar um dicionário ou livros do gênero “tira-dúvidas”, e muitos erros podem ser eliminados.
Coerência: está ligada à maneira pela qual distribuímos as idéias no texto, isto é, a ordem lógica de cada frase. Escrever o que interessa é essencial.
Clareza: a escolha correta das palavras e a riqueza do vocabulário são pontos importantes para quem deseja escrever bem e com clareza.                                                     
Concisão: é expressar um pensamento com o menos número de palavras. Para tal, é importante evitarmos as repetições de ideias, as frases de duplo sentido ou aquelas muito confusas ou difíceis de entender.
Conhecimento do assunto: este item talvez seja o mais importante, pois não podemos escrever sobre um assunto sem ao menos conhecê-lo um pouco. Aliás, o que prejudica a maioria dos textos escolares, é escrever sem qualquer domínio do tema, sem conhecer o seu objetivo, resultando numa redação desorganizada.




Quando escrever...
• Prenda a atenção do leitor, fazendo-o participar do texto.
• Use frases curtas com palavras simples.
• Cuide do vocabulário, variando o tipo de leitura.
• Cada parágrafo deve ter no máximo cinco linhas para que o texto seja claro.
• Verifique se os parágrafos estão interligados, pois se um deles não se harmonizar com o outro, é porque faltam ideias precisas entre eles.
      Lembre-se de que só se aprende a escrever, escrevendo, transmitindo as ideias, as experiências, as emoções, exteriorizando o que está armazenado no interior de cada um. É através da leitura, da reflexão e da  discussão que você conseguirá escrever bons textos.    

                                                     Dê asas à sua imaginação!...
                                               
                        







                                                         
                                                                              

terça-feira, 14 de junho de 2011

Plano de aula - Os provérbios no dia a dia

Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho
Disciplina: Português
Professora Tânia Regina F. Almeida
Conteúdo : Provérbios
Série: 7ª
Turma: 71
Carga horária: 3 a 4 aulas

Objetivos:
_ Conhecer a origem dos ditados populares;
_ Explorar os provérbios que usamos no cotidiano;
_ Conhecer e respeitar as diferentes variedades do português falado;
_ Desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e inferência;
_ Parafrasear provérbios escolhidos.

Atividade motivacional:
 Através de um texto que continha um provérbio, foi manifestada a curiosidade de saber o significado da palavra.

Metodologia:
1º momento: Depois da explicação do significado, os alunos foram à sala de informática a fim de pesquisar a origem da palavra  e conhecer os provérbios mais usados, acessando os seguintes links:
                          http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
                          http://mulhervirtual.com.br/ditados.htm

2º momento: A seguir, foram feitos exercícios sobre os provérbios para serem analisados e interpretados pelos alunos.

3º momento: Escolher provérbios tradicionais e modernizá-los, atribuindo-lhes uma roupagem nova.

4º momento: Montar um painel em papel pardo para a exposição dos trabalhos em sala de aula.

Recursos: cópia do texto, computadores, folhas de ofìcio, papel pardo, canetas hidrocor, pincel atômico e material de uso diário.

Avaliação: Os alunos foram avaliados de forma individual, mediante a participação e interação com a aula.






Plano de aula - Refletindo sobre o lixo



Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho
Disciplina: Português
Professora: Tânia Regina F. Almeida
Turma: 81
Série: 8ª
Nº de horas-aula: 4 aulas

Objetivos:
_Promover um espaço de reflexão sobre a questão do lixo na sociedade atual, proporcionando uma tomada de consciência;
_ Debater sobre o assunto em foco;
_ Incentivar o uso de diferentes linguagens, para as habilidades de leitura e escrita;
_ Produzir um texto, observando os aspectos formais para se fazer uma boa redação.

Procedimentos:
1ª  etapa: Após ter lido e interpretado o texto informativo "A poluição do solo", os alunos foram preparados para a atividade com o filme "Ilha das flores", uma crítica sobre a sociedade de consumo, que acompanha a trajetória de um tomate, desde a plantação até ser jogado no lixo.

2ª etapa: Apresentação do filme, que tem a duração de 13 min. Em seguida, abertura de um debate para que cada aluno se manifeste sobre o que achou do documentário.

3ª etapa: Digitar um texto, refletindo sobre o tema em questão.

4ª etapa: Confeccionar um painel para expor os textos em sala de aula.

Recursos: Cópia do texto, vídeo Ilha das flores, folhas de ofício, computadores, cartolina, canetas hidrocor.















quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estimados alunos

Dedico este blog aos meus alunos e ex-alunos, razão da concretização dos meus ideais profissionais. Que sejam muito felizes e eternos aprendizes da vida, lembrando de que as nossas escolhas fazem a nossa história. Que cultivem a felicidade como quem cuida de uma planta, deixando brotar as flores (tudo o que há de bom em vocês) e sabendo retirar os espinhos (as imperfeições devem ser podadas). E aproveitem o período escolar para aprender, e não só para passar de ano. Formem uma base de conhecimentos sólidos, que lhes garantam a vitória na vida. Beijos com carinho a todos.

Mensagem inicial

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam uma arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode leva-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque uma essência dos pássaros é o vôo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para VOAR. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
                                                                                                                       (Rubem Alves)
                                                                                                       

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Leitura: o mundo em nossas mãos

Os alunos me perguntam: Por que ler? O que a leitura nos proporciona? O que ler? E eu respondo: Leiam, e garanto que vocês nunca mais serão os mesmos...
Disse a escritora Giselda Nicolelis: " O livro é a bússola que orienta os navegantes rumo ao desconhecido, na admirável e fascinante aventura da vida."
Leitura é vida. Proporciona uma sensação renovadora, reflexiva, relaxante informativa, seja qual for a temática do livro. Quando afirmo isso é porque acredito que quando o aluno aprende a ler e interpretar o mundo a sua volta, ele consegue compreender as leituras de todas as áreas do conhecimento. Então, quando despertamos a leitura pela compreensão do que se acaba de ler, estamos envolvendo nosso aluno em um mundo de sonhos e realidades.
“Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para refletir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar (há várias maneiras de sonhar...). A melhor maneira de começar a sonhar é por meio dos livros." 


terça-feira, 7 de junho de 2011

Novos desafios com o ensino digital

Vivemos um momento de profundas transformações na educação. A atividade de ensino é uma das mais desafiadoras deste século. Dentre as principais diferenças do ensino que tínhamos há anos atrás, podemos citar o impacto das novas tecnologias, que abriram as portas da sala de aula para o mundo e para as mudanças no comportamento, estímulos, hábitos e no processo de ensino-aprendizagem. Computadores passaram a ganhar espaços nas escolas, e a Internet transformou-se numa poderosa ferramenta de busca e uso de informações. A Educação está mudando. E é preciso agir para que todos saiam ganhando com essa mudança.